Educação

Um dos principais focos do Centro de Pesquisa em Imuno-oncologia (CRIO) é a educação e a disseminação do conhecimento, para que este não fique restrito à comunidade científica. Desta forma, a frente de Educação prevê traduzir os resultados da pesquisa de forma clara para o público leigo e contribuir para a formação de alunos de graduação e pós-graduação.

Dentro desse contexto, o A. C. Camargo Cancer Center possui um programa de formação acadêmica que engloba desde a iniciação científica até a residencia médica  bem como capacitação profissional e cursos técnicos. Além dessa base sólida em educação, o A. C. Camargo Cancer Center também trará contribuições para o CRIO através do Next Frontiers to Cure Cancer. Trata-se de um congresso com cerca de 2.000 participantes e mais de 300 palestrantes nacionais e internacionais que contará com uma sessão especial focada nas atividades de pesquisa do CRIO. Os resultados mais relevantes do CRIO serão compartilhados e discutidos com pesquisadores convidados de renome internacional em imuno-oncologia gerando novas possibilidades de pesquisa e colaboração.

Com a mesma excelência e uma história notável de formação de profissionais de saúde com elevado nível de capacitação e potencial de liderança, a FMRP-USP também atuará nas atividades de educação e a disseminação do conhecimento do CRIO, tais como,  discussões científicas e interações entre alunos e pesquisadores das instituições envolvidas. 

Por fim, toda a estrutura de Ensino já disponível no Hospital Israelita Albert Einstein, em seus mais de 30 anos de atuação nesta área, será utilizada para atender a demanda do CRIO voltada para a linha de imuno-oncologia. 

Espera-se que as atividades do CRIO beneficiem principalmente dois programas:

  • Pós-Graduação Acadêmica: já possui linhas de pesquisa de acordo com os objetivos do Centro. Além do foco na qualidade científica, busca-se também a excelência nos processos, nas relações interpessoais e nos programas de ensino e inserção social.
  • Programa de Iniciação Científica da FICSAE (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein): visa o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de alunos de graduação em Enfermagem e Medicina, por meio da participação em pesquisas aprovadas na instituição e orientadas por pesquisadores e professores do Einstein.

Além disso, alguns projetos da Instituição serão usados para disseminar os esforços de educação e treinamento do CRIO em todos os níveis da sociedade, com a vantagem de serem realizados em uma instituição com forte reputação de educação, pesquisa, atendimento ao paciente e inovação em ciências da saúde. São eles: o Dia da Iniciação Científica FICSAE; o Einstein Graduate Forum: Research for Life; o Programa MD/PhD; o Projeto Cientistas do Amanhã; os Seminários Científicos; e as atividades de Jornalismo científico e comunicação.