A produção do Centro de Pesquisa em Imuno-oncologia (CRIO) do Einstein busca simplificar a abordagem por meio de conversas com especialistas, narrativas e interações com o público.
Imuno o quê? Uma pergunta que pode ecoar entre pessoas não tão familiarizadas ao referido campo. Embora existente há décadas, a imuno-oncologia se popularizou nos últimos anos graças aos avanços na compreensão do sistema imunológico e no desenvolvimento de terapias eficazes.
Um exemplo notável é a terapia com células CAR-T, que são coletadas do(a) paciente, modificadas em laboratório e devolvidas ao organismo para reconhecer e combater tumores. Curiosidades como essa são abordadas no recém-lançado podcast Imuno Agentes.
Todas as semanas, Rogério Bordini, jornalista científico do CRIO, conduzirá conversas com especialistas – os próprios agentes pesquisadores em imuno-oncologia. O objetivo é abordar tipos específicos de câncer, métodos de prevenção, terapias atuais e o papel da abordagem em nosso cotidiano. O podcast visa não apenas compartilhar conceitos e novidades com pacientes e oncologistas, mas também tornar a linguagem acessível a pessoas de todas as idades, enquanto lança luz sobre detalhes de como ocorrem as pesquisas na área.
Mas não só de entrevistas será feito Imuno Agentes. O projeto também visa explorar outros formatos, como narrativas de pacientes e respostas a perguntas do público. O diálogo com os ouvintes será parte essencial da iniciativa. Perguntas e sugestões de pauta poderão ser enviadas por meio de nossa seção de contato.
Um resumo das séries previstas no programa:
- Conhecendo CRIO: Neste quadro, pesquisadores do CRIO falam sobre suas pesquisas, descobertas até o momento e detalhes curiosos sobre suas atuações na ciência.
- Bio-Grafias: Narrativas de pacientes que passaram por tratamentos oncológicos ou participaram das pesquisas do centro serão compartilhadas em formato de história.
- Desvendando o Câncer: Especialistas discutirão tipos de câncer, opções de tratamento e outros aspectos relevantes para fornecer uma compreensão clara sobre a doença.
- CRIO Responde: Perguntas sobre oncologia feitas pelos ouvintes receberão respostas de nossos agentes em episódios curtos, no formato de pílulas.
O podcast, produzido com apoio da FAPESP (processo nº 2023/00413-5), está disponível no site do CRIO e nas principais plataformas de áudio: Spotify, Google Podcasts, Castbox e Amazon Music.